Você já se perguntou sobre qual a importância da reciclagem para o meio ambiente?

A reciclagem é um dos assuntos mais explorados da atualidade. Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que ela é como funciona e qual sua importância para o meio ambiente. Se este for o seu caso, já não será mais: confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto:

O que é reciclagem?

A reciclagem é um processo que consiste na transformação de materiais descartados em itens e produtos novos, que poderão ser reinseridos na cadeia de consumo. Como consequência, novos produtos são disponibilizados para o consumidor, sem que seja necessário extrair mais recursos naturais.

Os lixos recicláveis são separados de acordo com sua composição, sendo geralmente classificados entre papel, plástico, vidro e metal. A separação desses materiais e o encaminhamento para a coleta seletiva facilita o processo de reciclagem, que será diferente para cada matéria-prima.

O vidro, por exemplo, é derretido para fundição, assim como o metal. O papel é triturado e misturado com água, de forma que se torne uma pasta de celulose. Já plástico é moído até que se torne o grão que era no início de sua fabricação. Tudo isso é realizado em grandes equipamentos industriais, que trabalham sempre com toneladas de materiais para que o processo compense os gastos.

Qual a importância da reciclagem para o meio ambiente?

O ciclo que se cria com a reciclagem é importante por diversos motivos. Entre eles:

  • Menos lixo acumulado nos lixões e aterros sanitários que, consequentemente, terão uma vida útil maior;
  • Menor contaminação da água e/ou do solo, o que ocorreria com o descarte incorreto dos materiais recicláveis;
  • Ajuda na escassez de matérias-primas novas para a produção industrial;
  • Ajuda na limpeza geral da cidade;
  • Reduz gastos com energia elétrica;
  • Proporciona uma grande oferta de empregos.

Há outras medidas úteis e válidas para a diminuição do lixo gerado pelo ser humano, bem como outras formas de reutilização e de geração de energia, mas a reciclagem é a principal. Ainda assim, ela possui suas limitações.

Se a reciclagem não for feita corretamente e por órgãos responsáveis, ela pode gerar outros resíduos perigosos para o meio ambiente, que podem contaminar o solo ou o ar. Por outro lado, mesmo que o processo seja completamente efetivo e seguro, dificilmente a reciclagem consegue dar conta da quantidade de lixo em determinados locais, como cidades grandes.

De qualquer forma, essa é uma medida essencial para que o planeta continue habitável por mais tempo. A reciclagem é uma das melhores soluções para o problema crescente da geração de resíduos, e contribuir para que este processo ocorra é responsabilidade de todo cidadão. Faça sua parte com a coleta seletiva e favoreça o meio ambiente e sua própria comunidade!

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/voce-ja-se-perguntou-sobre-qual-importancia-da-reciclagem-para-o-meio-ambiente/

Desenvolvido por GorillaCo.