RECICLAGEM DE LÂMPADAS FLUORESCENTES

As lâmpadas fluorescentes foram uma inovação pela sua praticidade, durabilidade e economia, entretanto como qualquer produto, não possui apenas aspectos positivos. Em seu interior existe um componente químico muito perigoso à saúde: o mercúrio, um metal pesado e tóxico. Devido a ele, o descarte se torna muito complicado.

O processo correto para descartar as lâmpadas deve ser realizado em locais especializados, onde é retirado todo o mercúrio existente em seu interior, eliminando a possibilidade de contaminações ambienteis e intoxicações. O processo mais utilizado envolve basicamente duas fases:

 

– Fase de esmagamento: As lâmpadas usadas são introduzidas em processadores especiais para esmagamento, quando, então, os materiais constituintes são separados por peneiramento, separação eletrostática e ciclonagem, sendo extraído: Alumínio, latão, componentes ferro-metálicos, vidro, poeira fosforosa rica em mercúrio e isolamento baquelítico.

Resultado de imagem para reciclagem de lampadas

               Trituração de lâmpadas

 

– Fase de destilação de mercúrio: Nesse processo de reciclagem é feito a recuperação do mercúrio contido na poeira de fósforo. A recuperação é obtida pelo processo de reportagem, onde o material é aquecido até a vaporização do mercúrio (temperaturas acima do ponto de ebulição do mercúrio, 357° C). O material vaporizado a partir desse processo é condensado e coletado em recipientes especiais ou decantadores. O mercúrio assim obtido pode passar por nova destilação para se removerem impurezas.

 

Resultado de imagem para destilador

Esquema simplificado de um destilador

Até por isso, o descarte de lâmpadas fluorescentes deve ser bem feito, procurando quais os lugares certos, isolando o material em caso de quebra e avisando sobre o conteúdo entregue.

Não deixe que este material seja levado para aterros comuns! Muitas embalagens deste tipo de lâmpada avisam se o produto é reciclável, geralmente redes de grandes supermercados possuem pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes, encontre um local mais próximo de você. A natureza agradece.

Desenvolvido por GorillaCo.